terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ministra Maria do Rosário visita unidade socioeducativa de Fortaleza

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, visita na próxima quinta-feira (18), em Fortaleza/CE, a unidade socioeducativa CECAL (Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider). A visita integra a agenda de atividades da primeira edição da Caravana Direitos Humanos pelo Brasil, que ocorre na capital cearense entre os dias 18 e 19 de agosto.
No local, a ministra deverá conhecer o projeto “Novo Olhar sobre as Medidas Socioeducativas no Ceará”, que tem como eixos centrais a restauração de crenças e valores dos jovens, associada à qualificação social, inserção sociofamiliar e monitoramento da progressão do menor infrator. 
Caravana - Na primeira edição da Caravana Direitos Humanos pelo Brasil serão realizadas atividades como seminários, palestras, oficinas e audiências públicas sobre questões ligadas aos Direitos Humanos. As ações são voltadas para a comunidade, entidades ligadas ao tema, ONGs, profissionais da área e gestores públicos.
Nesta primeira etapa do projeto, estão previstas atividades em pelo menos uma capital das cinco regiões do País (Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste).
O objetivo dessa iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), que deve percorrer todos os estados brasileiros, é criar um canal de interação direta com a sociedade, articulando ações conjuntas com os poderes legislativo e judiciário, além de estabelecer parcerias para a promoção e defesa dos Direitos Humanos com movimentos sociais e os governos estaduais e municipais.
A caravana consiste no deslocamento de setores da SDH/PR para desenvolver atividades em determinadas regiões do País. No decorrer do projeto, representantes de todas as áreas temáticas tratadas pela SDH/PR percorrerão o país para identificar as principais violações de direitos e atuar para combatê-las.
A expectativa em torno do projeto, de acordo com o Secretário Executivo da SDH, Ramaís Silveira, é de que haja uma ampla mobilização em todos os estados brasileiros entre a comunidade, autoridades, entidades de Direitos Humanos e movimentos sociais em torno das temáticas que serão abordadas pelas Caravanas.
“Com as caravanas, esperamos mobilizar a opinião pública local, em cada estado da federação, para mostrarmos que as questões de Direitos Humanos vão muito além daqueles conceitos clássicos que já estão reconhecidos pela sociedade. Vamos tratar de temas relacionados aos direitos das pessoas idosas, mulheres, portadores de deficiência, proteção de crianças e adolescentes, segurança pública, direito à saúde, educação e até mesmo ao registro civil de nascimento”, explicou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário