terça-feira, 16 de agosto de 2011

CE : Superlotação em unidades para adolescentes infratores preocupa cúpula da STDS

Fátima Catunda anuncia que duas novas unidades serão inauguradas no dia 1º de dezembro
O problema de superlotação não atinge somente as delegacias e as unidades prisionais do Estado. Nos centros socioeducativos ou educacionais, que abrigam menores infratores, o problema também é muito sério. A cúpula da Secretaria do Trabalho e Desenvovimento Social (STDS) tenta reagir anunciando as inaugurações, no dia 1º de Dezembro, de novas unidades de internação para jovens em conflito com a lei: o Centro Socioeducativo do Passaré, em Fortaleza, e o Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, no Cariri Cearense.
Novos centros
As obras de outra unidade para internação já foram iniciadas no bairro Canindezinho, também na capital cearense. As novas unidades fazem parte de um “pacote” de sete novos centros que estão sendo construídos e reformados pelo Governo do Estado.
No total, estão sendo aplicados R$ 33 milhões. A esperança é que as novas unidades acabem com os problemas de superlotação hoje existentes em algumas unidades da capital. Segundo a assessoria de comunicação da STDS, nas quatro unidades do interior, o problema não existe.
A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda, anunciou ainda o aumento do efetivo de instrutores educacionais dentro das unidades de internação e de semiliberdade, até o final deste ano. O anúncio da inauguração dos novos centros sicioeducativos foi feito na presença dos diretores do Sintbem, entidade que representa os educadores sociais.
A presidente do Sintibem, Verônica dos Santos, entregou a pauta de reivindicações dos trabalhadores, para ser analisada por Fátima Catunda. A sindicalista disse ao Jangadeiro Online que a aproximação dos festejos de final de ano aumentam os riscos de rebeliões nos centros socioeducativos.
Fátima Catunda assegurou que os pontos apresentados serão analisados e atendidos dentro das viabilidades do Estado. Desde 2007, o Governo do Estado, por meio da STDS, investiu mais de R$ 180,8 milhões nas unidades educacionais de ressocialização.
Obras e capacitação
A STDS deu a largada, também, nas obras do Centro Socioeducativo do bairro Canindezinho. Com esses equipamentos, serão criadas 90 vagas no Centro do Passaré, outras 40 vagas na unidade de Juazeiro do Norte e, posteriormente, mais 50 vagas no Centro do Canindezinho.
A titular da STDS também anunciou a abertura processo licitatório para a construção da unidade da Sapiranga. Para atender a todas as unidades, a STDS capacitou 1.260 instrutores em 2009 e outros 400 técnicos, psicólogos e assistentes sociais, dentre outros profissionais ligados à área, em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário