quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Agente é morto dentro de Centro Socioeducativo



A cada dia temos noticias sobre a situação de descaso dos Centros de Internação, local instituído e construído para Resocialização de menores em conflito com lei. Temos alojamentos que são para 3 três indivíduos, coloca-se 10, falta de acompanhamento medico no período noturno, equipamento contra incêndios inexistentes e por ai vai.
Quais são as atribuições dos Agentes de Segurança Socioeducativo? Suas atribuições especificas estabelecidas pela lei 15.302 de 2004 é exercer atividades de vigilância e escolta nos espaços intramuros e extramuros, zelando pela integridade física, mental emocional dos adolescentes, garantir a integridade do patrimônio e a segurança dos servidores em exercício nas unidades de atendimento, assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas, atuar como orientador, intervir pedagogicamente e continua mais a lei.
Hoje o que o Agente é obrigado a fazer? Ele é obrigado a defender-se de voadora, fezes na cara, a ficar em pé durante horas, a fazer faxina nos centros, a fazer serviço de pintura de paredes, consertar equipamentos elétricos usando a tradicional “gambiarra”, pois não há matérias no almoxarifado, a levar diretores em casa em carro oficial, a receitar remédios e ministrar medicação, é obrigado a permanecer em um local insalubre e mal cheiroso convivendo com ratos, baratas e lacraias em suma o Agente esta tendo suas atribuições assassinadas dia a dia dentro do Centro de Internação estão matando o Agente Socioeducativo e querendo nos transformar em Bonecos da Unidade. Isto sem falar nas ameaçadas de morte feitas pelos “atores de ato infracional” e as indiretas e diretas feitas por diretores dizendo que se não fazer tais coisas serão demitidos ou será aberto um processo administrativo quando o Agente é efetivo.
E a questão salarial? O que dizer do não pagamento de vale-transporte, vale-alimentação, gratificação local de trabalho, gratificação trabalho noturno? Tudo isto influência no bom trabalho dos Agentes. Como ele pode trabalhar bem sabendo que não tem condições de dar uma boa educação para os filhos? Ou Saúde, alimentação, vestuário? Analisando tudo isto conclui-se que o Agente vive somente com um salário e meio por mês e isto é matar o Agente a cada dia e isto tem que terminar.
Mensagem postada em 18/12/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário