terça-feira, 16 de agosto de 2011

Internos da Unis fazem rebelião, tentam fugir e ferem agentes



Adolescentes da Unidade de Internação Provisória (Unis), em Cariacica, fizeram uma rebelião na noite de segunda-feira (25). Houve tentativa de fuga e dois agentes sócio-educativos ficaram feridos. Pelo menos 40 dos 400 internos participaram do motim. Houve confronto entre os adolescentes e agentes que evitaram a fuga. Dois servidores foram feridos com pedradas e golpes de barras de ferro. Quando os internos desceram com barras de ferro para arrebentar o último cadeado, agentes externos conseguiram conter. Dois ficaram feridos e um deles foi atendido no hospital da unidade.
Através de uma carta, agentes sócio-educativos que trabalham na unidade denunciam as condições precárias de trabalho. "Os agentes que trabalham na intervenção não têm escudos porque estão todos quebrados, assim como os capacetes”, disse um servidor que não quis ser identificado.
De acordo com o agente, a direção da instituição se preocupa com outros itens e os equipamentos de segurança são deixados de lado. “Eles ficam se preocupando com roupa porque os internos não podem ver a gente de preto. Tem que ser azul, verde ou rosa. Essa é a realidade lá dentro”, completou o servidor.
O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) informou que as ocorrências envolvendo internos e funcionários são registradas para apuração dos fatos, identificação de eventuais falhas e providências em esfera criminal.
O órgão ressalta que vem investindo na capacitação profissional e estruturação nas unidades. O Iases afirma que tem interesse em apurar as denúncias e pede para que os servidores procurem a direção da unidade ou a corregedoria para que sejam tomadas as providências cabíveis, sendo preservada a identidade do denunciante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário