quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O Agente de Segurança Socioeducativo é um Guerreiro

Em nosso cotidiano nos Agentes de Segurança Socioeducativos, enfrentamos vários tipos de desafios no cumprimento do nosso trabalho, é uma atribuição única é especial, pois transita entre duas áreas de atuação diferentes, vejam só nossa atribuições:
Art. 4º – São atribuições gerais do Agente de Segurança Socioeducativo: 

I – exercer atividades de vigilância e escolta nos espaços intramuros e extramuros nos estabelecimentos da Superintendência de Atendimento às Medidas Socioeducativas, zelando pela integridade física, mental e emocional dos adolescentes em regime de internação e semiliberdade; 

II – garantir a integridade do patrimônio e a segurança dos servidores em exercício nas unidades de atendimento; 

III – assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas; 

IV – atuar como orientador no processo de reinserção social do adolescente em conflito com a lei. 
Somos uma força de elite especializada em segurança e em pedagogia que é a ciência da educação, transitamos entre estas duas áreas e muitas vezes em alguns momentos temos que escolher uma destas vertentes para atuar. Esta versatilidade é fundamental para a realização das nossas funções.

Temos que ser valorizados, devido a natureza complexa de nossas atividades, lidamos com adolescentes, pessoas que estão emocionalmente instáveis é a lei os considera penalmente inimputáveis, como já é de conhecimento de todos, que eles reclamam de tudo, são agressivos, etc, etc, estamos “carecas “de saber de tudo isso, as teorias, as teses, os dados e estatísticas, os poemas e filmes são todos lindos, mas a realidade é cruel e feia. Somos agredidos, humilhados, ameaçados e mal pagos. A cobrança que recai sobre nós é grande, pedimos reconhecimento e condições para cumprir as nossas atribuições com dignidade e efetividade, e levar o ideal socioeducativo ao seu cume, para mudar o futuro dos jovens condenados pelas estatísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário