quarta-feira, 30 de maio de 2012

Agente penitenciário fica ferido durante tumulto dentro de centro socioeducativo

Um princípio de rebelião no Centro Socioeducativo do Adolescente de Pirapora (Cesap) mobilizou a Polícia Militar e os agentes penitenciários nesta terça-feira. O tumulto teria começado por volta das 10h depois de uma briga entre alguns menores no intervalo das aulas. Um agente penitenciário acabou ferido.

A Polícia Militar foi acionada para conter os ânimos dos adolescentes que estavam exaltados. “Quando chegamos no local, vários menores estavam no pátio fora das celas, alguns no telhado e outros tentando fugir pelo muro”, informou o aspirante a oficial Heier Rodrigues de Souza. Os militares entraram no centro e tentaram conversar com os adolescentes que estavam armados de pedras, barras de ferro, vergalhões e até extintores de incêndio. “Tentamos negociar, mas eles estavam muito nervosos. Por causa disso, a tropa de choque entrou e conseguiu conter os jovens com o uso de bombas de efeito moral”, diz o aspirante.

Logo que a situação foi controlada no pátio, os militares foram para o telhado e também conseguiram deter os adolescentes que lá estavam. “Não houve a necessidade de usar força física. Conseguimos contê-los apenas com a nossa presença e com as bombas”, explica Heier Rodrigues. Os jovens foram colocados para fora das celas e foram feitas varreduras no local.

De acordo com a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas (Suase), os adolescentes danificaram a laje da unidade e tentaram agredir os agentes socioeducativos com pedradas. Durante o tumulto um agente foi levemente ferido na mão e encaminhado para atendimento hospitalar. Ainda segundo a Suase, nenhuma outra pessoa apresentou lesões e a unidade já segue a sua rotina normal. As circunstâncias do tumulto serão apuradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário