segunda-feira, 27 de agosto de 2012

PF prende quadrilha com 508 cartões

 Material apreendido estava em uma residência no Meireles
 Os quatro acusados são do município de Crateús e agiam em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. Eles foram flagrados em uma residência no Meireles

Cerca de cinco meses após acompanhar a movimentação de uma quadrilha de clonadores de cartões de crédito e bancários, a Polícia Federal efetuou a prisão de quatro cearenses, em uma residência no bairro Meireles. Segundo a PF, todos os acusados são de Crateús, no Sertão do Ceará, a 350 quilômetros de Fortaleza.

Com o grupo, com idades entre 24 anos e 34 anos, os policiais apreenderam 508 cartões, prontos para clonagem; um veículo Hilux; um veículo Punto, uma moto aquática; equipamentos eletrônicos para o armazenamento de dados das vítimas, conhecidos como chupa-cabras; além de R$ 8 mil em espécie, mercadorias importadas e equipamentos de som. O POVO apurou que os cartões clonados poderiam causar um rombo de R$ 1 milhão em instituições financeiras e no comércio.

A PF agora quer saber se os cartões seriam usados em Fortaleza ou no Sul do País, pois nenhum dos acusados havia sido preso antes no Ceará, como ainda três deles já respondem a processos na Justiça, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, por clonagem de cartões. O único que nunca havia sido detido é um universitário de 24 anos, morador de Fortaleza. Um dos estelionatários já reside há algum tempo em São Paulo, enquanto os outros dois moram em Crateús.

A PF investiga ainda se a quadrilha usava revendas de veículos para a lavagem de dinheiro (comprovação da renda, por meio de pagamento de impostos). Três integrantes da quadrilha afirmaram em depoimento que trabalhariam como vendedores de veículos. A Hilux apreendida com o banco está em nome de um dos acusados.

Rastro de sangue

Mais de 25 clonadores de cartões foram assassinados no Estado, desde 2002, quando as quadrilhas passaram a disputar o poder, segundo dados da Polícia Civil do Ceará. A última morte ocorreu em janeiro deste ano, no Papicu, quando Cláudio Araújo Galvão, o Marinheiro, 42, chegava a um supermercado. De acordo com a Polícia, ele seria o mandante de três homicídios, em que as vítimas seriam clonadores de cartões.

A guerra entre as quadrilhas foi intensificada em 2007, com a morte de Luiz Mário Alves Bezerra, no município de Solonópole (Sertão Cearense).

Nenhum comentário:

Postar um comentário