terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Armados, menores rendem monitores e fogem da UIM

O clima na Unidade de Internação Masculina (UIM), situada no Tabuleiro do Martins, esquentou no início da noite desta quinta-feira (20), no momento em que seis menores renderam monitores com pistolas e, em seguida, empreenderam fuga, com mais nove infratores. Segundo a Polícia Militar (PM), um deles teve participação no assalto à Farmácia Pague Menos, no Farol, em julho deste ano, que culminou no assassinato da balconista Nadian Alves de Freitas, 29 anos.
Conforme explicou o sargento Chaves, do Batalhão de Polícia de Guardas (BPGD), todos os menores encontravam-se no pátio da Unidade, quando os funcionários precisaram fazer o recolhimento do grupo a seus respectivos módulos. Ao aproximarem-se de uma das celas, dois monitores foram surpreendidos pela ação. “Como eles [monitores] não trabalham armados, não houve chance de reagir”, disse o militar, informando que o grupo tomou destino ignorado, mas guarnições do 5º Batalhão e do BPGD foram acionadas aos bairros do Tabuleiro do Martins e do Farol, na tentativa de localizar os menores, que são considerados 'de altíssima periculosidade'.
Após o ocorrido, membros da direção do órgão reuniram-se com o intuito de investigar os reais motivos da fuga e apontar possíveis soluções, uma vez que a ação contemplou um número considerável de fugitivos. À reportagem da Gazetaweb, o sargento alegou não saber de que maneira os menores adquiriram as pistolas.
Por meio de levantamentos documentais, a polícia verificou que um dos infratores armados envolveu-se no assalto à Farmácia Pague Menos, onde a funcionária foi atingida por um tiro na cabeça e não resistiu aos ferimentos, falecendo em seu local de trabalho.
Já na manhã desta sexta-feira (21), agentes da Unidade de Internação de Jovens e Adultos (UIJA) revelaram que alguns internos se negaram a se submeter à revista programada para o início da manhã, o que gerou novo mal-estar, de modo que a gerência da unidade teve de acionar o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP).
A revista teria o objetivo de se buscar encontrar celulares e demais objetivos não permitidos. Já com relação aos fugitivos. A polícia continua a realizar buscas, mas ainda não encontrou nenhum dos adolescentes infratores.
O assalto
O crime - ocorrido no dia 14 de julho - teve início quando três homens armados invadiram a drogaria, em busca de dinheiro. Funcionários do estabelecimento afirmaram que um policial, à paisana, reagiu à ação, efetuando disparos de revólver e atingindo um dos acusados na perna. Neste momento, outro criminoso, revoltado, deflagrou o disparo em direção à jovem.
As imagens do circuito interno da Pague Menos foram disponibilizadas no último dia 07 e mostram o momento em que a vítima é assassinada. O vídeo revela que a balconista não reagiu ao assalto e entregou, em uma sacola, o dinheiro que havia no caixa. O caso ficou a cargo do 7º Distrito Policial (7º DP), sob a responsabilidade do delegado titular Dênisson Albuquerque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário