terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Agentes penitenciários são indiciados por morte de interno da UIM

Espetos apreendidos com os internos
O monitor José Alex Máximo de Souza foi indiciado como autor do homicídio do adolescente Gerderson Cavalcante da Silva, 17 anos. Ele era interno da Unidade de Internação Masculina (UIM), situada no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió e foi morto ao ser atingido com um tiro na cabeça.
O inquérito foi concluído pelo delegado do 4º Distrito, delegado Robervaldo Davino, que o encaminhou à Justiça nesta quarta-feira (13). Além de Gerderson Cavalcante da Silva também foram indiciados os monitores Adeílson Francisco de Oliveira e Ricardo Alexandre da Fonseca Azevedo, sob acusação de porte ilegal de arma.
Eles teriam confessado que utilizaram para conter a rebelião. Ainda de acordo com a Polícia Civil (PC), Ricardo teria atirado no joelho do adolescente E.F.P.M, também de 17 anos, enquanto um dos disparos efetuados por Adeílson danificou a caixa d’água da unidade de internação.
Por isso, além de porte ilegal, o primeiro foi indiciado por lesão corporal, enquanto o segundo responderá também por dano ao patrimônio público. Os acusados teriam informado a PC que usaram suas armas porque os adolescentes ameaçavam ferir com espetos um dos monitores.
O delegado adiantou que os três acusados são agentes penitenciários – ligados ao GAP (Grupo de Apoio Penitenciário) – que, nas horas de folga, trabalhavam como monitores na UIM. “Mesmo sendo agentes (prestadores de serviço no sistema penitenciário) eles não poderiam estar armados na Unidade de Internação Masculina e, além disso, não dispunham de porte de arma” – acrescentou.
Quando foi abordado por policiais, ele já não estava com a arma que havia sido entregue no posto policial existente naquela unidade de internação de menores. Ficou constatada, no entanto, a posse da referida arma

Nenhum comentário:

Postar um comentário